quarta-feira, 10 de julho de 2013

Novo US. Translucência Nucal (TN)

Bom dia!!!!

Não Canso de Agradecer a Deus toda a Alegria que estamos vivendo e sentido.
O amor por nosso filho é imenso, Realmente inexplicável.
Ontem completei, pelo cálculo da médica 12 semanas de gestação. ë esse cálculo que seguiremos até quando o neném nascer.
De 11 a 13 semanas de Gestação, Devemos fazer um ultrassom morfológico do primeiro trimestre. Esse exame é conhecido como a US da Translucência Nucal (TN).

Trata-se de um exame mais específico, peguei na net, segue:

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.
Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.
Síndrome de Down - A mais conhecida das alterações cromossômicas é a Síndrome de Down, onde, além da TN, a idade materna e a história anterior na família de alteração cromossômica também são importantes para calcular o risco. Para se ter certeza do diagnóstico de Síndrome de Down é preciso realizar outros exames como o estudo de cariótipo fetal (aminiocentese).
Dos fetos que apresentam a TN aumentada e o cariótipo normal, há grandes chances de mal-formações do coração, síndromes genéticas ou mesmo o não desenvolvimento pleno do feto resultando em abortos espontâneos ou morte intra-útero.
Toda mulher tem algum risco de dar a luz a um bebê com alguma alteração cromossômica. Se a mamãe tiver 25 anos, o risco inicial é de 1/430, isto é, a cada 430 mamães, 1 terá um filho com anomalia cromossômica. Caso tenha 35 anos, o risco sobe para 1/125.
Mas esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com os fatores já mencionados aqui, entre os quais a idade da mulher (quanto mais velha a mamãe grávida, maior é o risco) e de história na família de alterações, chamado de risco ajustado ou individual.
Como é um exame simples e não invasivo, ou seja, não há risco para mamãe e nem para bebê, esse exame deve ser realizado rotineiramente no pré-natal em todas as mamães grávidas.
A partir do cálculo desse risco deve-se então verificar a necessidade de se realizar exames mais invasivos para se ter a certeza do diagnóstico, possibilitando tratamento mais específico e o aconselhamento genético para o casal sobre as possíveis anomalias do seu bebê.

Super importante ne??
Fizemos esse exame ontem, e Graças a Deus tudo bem com o Cauã.
Ele esta embalado no desenvolvimento (da cabeça ao bumbum) pelo tamanho, 6cm ele esta com 12 semanas e 3 dias... ou seja, desde o inicio da gestação ele "roubou" oito dias) estaríamos com 11 semanas e dois dias hoje pela DUM.
Pelos cálculos da medica, ele roubou dois dias, ja que ela segue o us de 10 semanas. Resumindo, está tudo ótimo rsrsrsrsr, Fofo da mamãe!!
Foi possível visualizar, o osso nasal, a TN com 1.2 (normal ate 2.5), as maos, pés, joelhos. caixa craniana com a famosa borboleta (sistema cerebral formando), e também o PIPI!!! uhul!! Confirmadissimo meu meninão. O medico so confirmou pq contamos que fizemos a sexagem. :) ele prefere garantir com 16 semanas qndo nao tem a sexagem. (estava inconfundível, deu pra ver direitinho o pipi, ainda mais que o guri estava todo serelepe e de perninhas abertas).
O coraçao estava a 172bpm. Foi bem engraçado o exame, Cauã nao parava!!! na hora de medir o coraCao, ele mirou a setinha na parte pulsante, e depois de umas tres batidas o nenem pulou hahahahha medico desistiu naquela hora de medir o coracao hahaha fez isso depois q ele sussegou um pouco, uns 2 minutos hahahah.
Aconteceu muito isso, o medico ia tirar a imagem p as medições, o bebe pulava hahahaha.
Fiquei com a barriga dolorida de tanto o medico forçar. Pra ajudar Cauã estava deitado com a barrigao de frente para meu umbigo.. todo todo. E p fazer a TN eles precisam do bebe de perfil, o medico suou a camisa p acertar o angulo, teve uma hora que o aparelho estava na minha costela apontando pra baixo hahahahah.
nhaiii to apaixonada cada dia mais pelo meu meninão...
Ele colocou a mão no rosto, esticou aos maos, tipo tchauzinho, se espreguiçou todinho.. esticou braços pra cima e pernas ao mesmo tempo (pernas compriiiiiidas), e para completar fez o 4 com as pernocas. faceiro!!  e Exibido.
No final tivemos um us de 35 minutos de pura gostosura.
Ahh.. nao tenha mais cistos, e tbm, lembram o pequeno descolamento??? SUMIU!!
Amém!
O posicionamento da placenta é anterior, o liquido amniótico está ok. e a entrada e saida do sangue tbm  esta bem no cordão Umbilical. (visto pelo Doppler). O bebe está bem posicionado na parte fundica do útero. Tudo certinho para o tipo de Parto que o bebe quiser.
e... é isso!!

Babamos muito!! rimos muito!! e estamos muito felizes!!!

ps: ainda estou enjoando e vomitando todos os dias.

Beijao!!

Nana e Cauã Serelepe!


5 comentários:

Thatha disse...

Que bom que está tudo bem Nana.. Já contou pra familia?
Cauã é cheio de fazer graças né... rsrs o Arthur tbm fica todo serelepe nas ultras...

Beijooos

http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

Sonho de Paternidade disse...

Fico feliz que tudo tenha dado certo! Eu fiquei muito angustiado com esse exame, mas a minha bambina saiu com nota 10 da TN. Quanto à sua placenta, o fato dela ser anterior significa que você demorará um pouco mais a sentir seu bebê. A da minha esposa é posterior e é impressionante como, com 20 semanas, dá para ver até a barriga se mexendo. Ontem, tomei o primeiro chute da minha filha ao colocar a mão na barriga dela!

H.

http://sonhodepaternidade.blogspot.com.br/

Rose Cris disse...

Oi minha amiga! Que felicidade ver o Cauã tão bem e serelepe!!!! Essa fase dos vômitos, já já passa. E a surpresa pra família, conta tdo pra gente! Rs saudades de vc! Beijocas! Rose. Http://sonhofilho.blogspot.com.br

Yasmine Nousiainen disse...

Cauã já é bem especial!!! Fiquei muito feliz que td tenha estado bem com ele.

Parabéns Flor!!!!

♥ Nanda ♥ disse...

é sim amiga é muito importante essa morfológica
imagino a emoção amiga
eta saudades dessa fase pra ir vê
minha princesa Cauã tá com tudo amiga
linda noite bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

Postar um comentário